quarta-feira, novembro 25, 2009

A Síndrome de Alienação Parental

A Síndrome de Alienação Parental (SAP) ocorre de conflitos entre os pais. É a criação de uma relação de carácter exclusivo entre a criança e um dos progenitores, com o objectivo de excluir o outro, cria por exemplo falsas memórias na criança, para que esta passe a odiar o pai ou mãe.
A criança alienada, passa a não querer ter contacto com um dos progenitores e expressa apenas sentimentos negativos sobre esse pai ou mãe e somente positivos sobre o outro. Esta criança perdeu completamente o alcance da totalidade dos sentimentos que uma criança normal nutre por ambos os progenitores. É considerada uma forma de maus-tratos infantis pois pode afectar gravemente o desenvolvimento da saúde psicológica e física da criança.
Estas crianças são chamadas de "orfãos de pais vivos".
Quais os procedimentos a ter?
Um deles pode passar por prestar uma ajuda psicológica ao progenitor alienador para que ele se reequilibre emocionalmente e deixe de utilizar os filhos para se vingar do outro (progenitor alienado).
O vídeo mostra alguns casos.



E vocês, que opinião têm sobre este assunto? Que outros procedimentos poderão ser aplicados para combater este problema?

Sem comentários: