domingo, novembro 22, 2009

Iqbal Masih a Criança que fez História

Iqbal Masih é considerado o símbolo mundial da luta contra a exploração infantil. Foi ele quem escreveu a história, dando a coragem e esperança às crianças que vivem esta realidade (exploração infantil). Iqbal Masih nasceu no dia 4 de abril de 1984, em Muridkey, Distrito Sheikhupura. Com quatro anos foi vendido pelo pai a um fabricante de tapetes, que o submetia a sucessivas torturas e o espancava e escravizava, chegando a trabalhar preso a um tear por mais de doze horas diárias.
Ele teve que trabalhar porque os seus pais não foram capazes de mandá-lo para a escola, mais tarde, por motivo de doença abdominal da sua mãe, ele teve que dar um adiantamento para a operação da sua mãe, que o tornou escravo da dívida. Para pagar esse dinheiro, ele teve que trabalhar das 6:00 às 18:00 continuamente, mas esta dívida nunca diminuiu. Ele esforçou-se muitas vezes para fugir e livrar-se deste trabalho cansativo e difícil, mas mesmo quando ele tentou, ele foi preso e torturado e amarrado com correntes. Embora ele ainda fosse menor de idade, ele foi muito corajoso e ousado e deu coragem para as crianças se libertarem desta tortura e escravidão. Os fabricantes de tapetes muitas vezes o maltrataram quase até à morte, mas ele nunca parou, nunca desistiu. Escapou da fábrica aos dez anos, quando começou uma série de denúncias sobre os abusos contra as crianças paquistanesas, chegando a visitar Suécia, Estados Unidos e o Mundo, convertido em verdadeiro líder infantil. Começou a estudar numa das escolas BLLF.
Em 16 de abril de 1995, ainda criança, morreu assassinado a tiros pela máfia de fabricantes de tapetes do seu país, enquanto andava de bicicleta com um amigo.
Os seus assassinos ainda não foram capturados, mas é sabido que ele foi silenciado pela máfia do tapete ", cujos lucros ameaçou. O governo paquistanês, que tem continuamente ignorado a Convenção das Nações Unidas sobre Trabalho Infantil, nunca foi aplicada nenhuma mediada nesse sentido, e não fez qualquer tentativa para encontrar os assassinos  de Iqbal, deve ser responsabilizado como um cúmplice para o assassinato. Tanto a máfia do tapete como o governo do Paquistão, optaram pelo lucro do que pela saúde das pobres crianças exploradas, e da vida de um corajoso menino de 13 anos de idade.
IQBAL abalou o mundo com a sua determinação de lutar contra a exploração infantil, Iqbal foi premiado com o prémio crianças do mundo, que é dado aos que lutam pelos direitos das crianças. No ano de 2000, foi a irmã de Iqbal, Sobia que recebeu o prémio em nome de Iqbal Masih, pelas mãos da Rainha Silvia da Suécia.

Iqbal Masih foi a primeira e a mais nova criança a receber este prémio, porque ele é o símbolo da liberdade para a irradicação do trabalho infantil forçado, assim o júri decidiu que este prémio seria dado sempre com o nome "O prémio IQBAL Masih para os Direitos da Criança ".



Sem comentários: